Seguidores

Wednesday, January 5, 2011

Morreu Malangatana, o pintor Moçambicano

O pintor-mor moçambicano Malangatana Valente Ngwenya faleceu esta quarta-feira  5 de Janeiro de 2011, deixando para trás uma vasta obra artística que vão de poemas á quadros. Malangatana era um exemplo para muitos artistas e percursor de um movimento artístico que revolucionou Moçambique. Seus ideais e suas paixões representaram a fonte de inpiração para muitos moçambicanos e não-moçambicanos. A sua identidade jamais abandonada, faz um eco de guerrilheiro oculto disparando silenciosamente na profundidade das almas moçambicanas.
Claro que ficarão muitos, mas, se foi sabemos que foi para um panteão digno da sua honra e peso.
Para os filósofos, Ma
langatana representa o pico da reflexão estética sobre a existência moçambicana. O que abriu uma possibilidade infinita de reprodução de questionamentos sobre o significado da identidade. Seus contributos únicos fazem dele um ícone inconfundível dos sonhos dos nossos passados e a ansiedade do nosso futuro.
Mestre Malangatana Valente Ngwenya (1936-201
Seus contos à volta da fogueira, seus blues espontâneos lembrarão o homem majestoso que foi, o pintor da Marrabenta, da txitxuketa e da Ngalanga. O moçambicano enraízado na profundidade de seus quadros explorando o quotidiano de seus irmãos e os seus próprios sonhos.
No fim de tudo o seu píncel ecoará profundamente em nossos olhos e a sua voz rir-se-á comicamente onde estiver daqueles que com ele cantaram, choraram e dançaram.




Paz á Sua Alma

No comments: